Como realizar manutenção em reservatórios
Cadastre-se gratuitamente, receba dicas, fique por dentro de nossas promoções e ainda concorra a prêmios e descontos!
Reservatórios de água potável necessitam de limpezas periódicas preventivas a cada seis meses. Porém, devem ser respeitadas as limitações dos sistemas impermeabilizantes que, na maioria das vezes, ficam em contato direto com a água e não suportam limpezas enérgicas ou abrasivas.
O despreparo e desinformação de muitas empresas de limpeza, síndicos e usuários em geral sobre os corretos procedimentos de limpeza e desinfecção de áreas impermeabilizadas pode causar uma série de prejuízos e danos aos sistemas impermeabilizantes.
Sendo assim, separamos abaixo algumas dicas valiosas para manter seu reservatório sempre limpo e sem causar danos ao sistema impermeabilizante:
- Esgote o reservatório.
- Execute a limpeza somente com água limpa em abundância, escovas ou vassouras de pelos macios. Não utilize escovas de aço ou cerdas muito rijas.
- Nunca use sabão, detergente ou qualquer outro produto químico, puro ou diluído, diretamente sobre a impermeabilização, pois poderão permanecer depositados nas paredes do reservatório e, posteriormente, na água armazenada, bem como promover ataque químico na impermeabilização, dependendo do produto e concentrações utilizadas.
- Depois da lavagem, encha o reservatório e adicione 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água do reservatório.
- Mantenha esta solução no reservatório durante no mínimo 2 horas. Este procedimento será o suficiente para a desinfecção do reservatório.
- Esgote a água abrindo todos os pontos de utilização de água do domicílio. Este procedimento promoverá também a desinfecção das tubulações.
- Não utilize esta água para o consumo, lavagem e preparo de alimentos, entre outros, e nem para higiene pessoal.
Em casos específicos de reservatórios que devam sofrer limpezas abrasivas, como Hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros, os reservatórios devem ser impermeabilizados com sistemas compatíveis, como materiais a base de resina epóxi, ou devem receber proteção mecânica sobre a impermeabilização.
Caso tenha alguma dúvida, consulte a nossa equipe de atendimento pelos canais de comunicação abaixo.
E aí?
O que achou deste conteúdo? Conte nos comentários e aproveite para compartilhar nossas dicas com quem você sabe que precisa resolver problemas de umidade e infiltração. E não se esqueça, se você tiver alguma sugestão de conteúdo, nos avise. Nosso próximo post pode ser para atender a sua dúvida.
OUTROS COMENTÁRIOS
henry moreira - 12/10/2019:
adfasfd asfd asdf asd fasdf
henry moreira - 12/10/2019:
adfasfd asfd asdf asd fasdf