Dicas

Dicas Gerais

Devido a grande variedade de produtos químicos disponíveis, cada um com diferentes características, desempenhos e especificidades de uso, torna-se fundamental apresentarmos algumas informações, as quais objetivam auxiliar o usuário na escolha e correta aplicação dos nossos produtos. A obtenção de desempenho adequado de um produto depende de diversos fatores. Abaixo elencamos os principais:
 
 
1. Escolha de um produto ou conjunto de produtos
 
Antes de escolher um produto, precisamos definir claramente qual função esperamos dele. Por exemplo, se esperamos melhorar a aderência, procuramos um adesivo ou cola. Se queremos proteger a edificação da infiltração de água, optamos por um impermeabilizante. Esta definição de escolha deve levar em consideração as necessidades de resistência química, física e condições de uso ao qual ele será submetido, além da interface com outros materiais, componentes construtivos e as singularidades de aplicação. Para facilitar a escolha, este manual classifica os produtos em categorias de acordo com a principal função comum entre eles. Estas categorias estão subdividas conforme sua característica ou composição, e as fichas técnicas dos produtos indicam as principais propriedades típicas, de forma a possibilitar checar previamente se a escolha do produto está adequada à solicitação a qual ele será submetido.
 
 
2. Preparo e adequação da base ou substrato
 
É importante verificar se a base está em condições de receber o produto. Por exemplo, para alguns produtos, a base deve estar seca, enquanto em outros ela deve ser previamente umedecida. Em todos os casos, a base sempre deve estar limpa, isenta de poeira e íntegra para receber qualquer produto, seja ele impermeabilizante, pintura ou proteção. Pode ser necessário executar regularizações, caimentos e até, em alguns casos, recuperar a base previamente.
 
 
3. Aplicação
 
Fundamental para o desempenho de um produto, a aplicação deve seguir as condições de mistura, forma e tempo de aplicação e secagem, indicadas nas fichas técnicas e nas embalagens. A leitura prévia deste material evita uma série de erros desnecessários. Determinados produtos exigem conhecimento e experiência para sua correta aplicação, por isso devem ser aplicados por profissional qualificado.
 
 
4. Uso e manutenção
 
Todo e qualquer produto, na fase pós-aplicação, necessita de manutenção e deve ser submetido ao uso ao qual ele foi projetado. Qualquer alteração no uso ou desgaste, ocasionado por condições adversas, pode alterar seu desempenho ou durabilidade. Portanto, é importante estar atento a estas condições para obtermos o máximo em desempenho e vida útil dos materiais.